Apresentação
O esporte é hoje um dos principais (se não o principal) mecanismo de transformação geral e humanística de crianças e adolescentes, comportando vários benefícios, isto já se tornou claro para todos, que o esporte e o lazer bem orientado tanto para crianças quanto para a comunidade em geral é de vital importância para uma vida saudável, além de dar a estes jovens subsídios capazes de transformar tanto a sua realidade quanto a da comunidade a qual ela esteja inserida.
Justificativa
O objetivo da associação é utilizar o esporte como expressão de cultura e inclusão social, fatores de desenvolvimento e transformação humana nas crianças, além de proporcionar o desenvolvimento motor, físico técnico, tático e disciplinar, também vai agregar valores que os permitirão ingressarem construtivamente em sociedade.
O desporto atual traz uma proposta que procura humanizar, e diversificar a prática esportiva, buscando ampliar a visão para que não seja apenas biológica, más um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e sócio-cultural dos atletas. O espírito de competição deve ter como Tônica o desejo do atleta de se superar , empenhando – se para aperfeiçoar cada vez mais suas habilidades técnicas.
O esporte contribui para o desenvolvimento motor melhorando não só a coordenação , como também faz com que os atletas, adquiram e desenvolva o domínio de habilidade específicas , como: corridas, saltos, etc.
Objetivo geral
O projeto CESP: visa preencher o tempo ocioso das crianças e jovens da nossa região,com a prática do esporte, orientar e ensinar a prática esportiva, respeitando a individualidade oferecer à criança e adolescente a oportunidade de estarem praticando uma atividade física saudável e com segurança, além de adquirirem conhecimento e pratica que irão contribuir com o seu desenvolvimento motor, técnico tático dos fundamentos do esporte e promover o desenvolvimento psicofísico- social dessas crianças.
Sem esquecer o aspecto educacional, e dar ênfase as crianças mais carentes de nossa região, pois elas são as que mais precisam do esporte como fator de integração e inclusão social.
Objetivos específicos
Contribuir para a formação do cidadão de maneira positiva.
Utilizar o Esporte como o mecanismo maior para o desenvolvimento psicofísico- social de maneira saudável.
Buscar o desenvolvimento dos fundamentos do esporte através do acompanhamento técnico ministrado por pessoas habilitadas.
Promover a participação deles em eventos esportivos, amistosos, torneios e campeonatos.
Usar o esporte como atividade alternativa de combates às drogas, a criminalidade e a evasão escolar.
Cconhecer o histórico o caráter e a personalidade de cada aluno.
Aprimorar o condicionamento físico através da preparação física.
Treinamento visando o desenvolvimento motor,técnico, e tático dos alunos.
Retirar crianças, adolescentes e jovens da rua, afastando das drogas e prostituição;
Participar de campeonatos da modalidade;
Avaliar o trabalho desenvolvido.
Construção de um centro de treinamento.
Público alvo
Atender crianças e adolescentes em horário posterior a escola, sobretudo aquelas que vivem em situação de risco social, preenchendo seu tempo ocioso proporcionando-lhes a oportunidade de mudarem suas realidades por meio do esporte.
Das condições de ingresso
5.3: Estar matriculado na escola regular e ter frequência escolar acima de 85% e média das notas acima de 6,0 (seis) atestado por meio de declaração comprobatória.da Escola.
5.4: A matrícula só será feita pêlos pais ou responsável, documento, Xerox do RG ou certidão de nascimento, atestado médico e uma foto 3x4.
5.5: Será obrigatório apresentação do boletim todo bi-mestre, a não apresentação do mesmo acarretará a suspensão ao aluno.
Metodologia
A metodologia empregada estará baseada no treinamento especifico dos fundamentos do esporte nos aspectos motor, físico, técnico, tático, respeitando a faixa etária e a maturidade intelectual para esporte. Os treinamentos serão realizados no período matutino e vespertino, levando em consideração o horário que o atleta estuda.
O desenvolvimento do treinamento com periodização em quatro partes: o período Pré- Preparatório, preparatório, competição e de transição para estabelecer um prognóstico com base na constatação das possibilidades de performance dos atletas, em função do tempo disponível e do potencial diagnosticado no que diz respeito a recursos humanos, financeiros e materiais existentes e sempre com uma referência direta aos níveis de treinamento, canalizando estímulos iniciais para que os atletas obtenham uma condição, que deverá constituir-se no suporte para uma boa forma física.
Considerações Finais
No nosso entendimento um projeto de iniciação esportiva deve funcionar como uma instituição não formal de ensino e como tal, tem papel fundamental na formação do cidadão, pois se não conseguirmos formarmos atletas com certeza formaremos jovens universitários e cidadãos totalmente integrados à sociedade.
O importante é que as crianças tenham a oportunidade de estarem se socializando através, da prática esportiva e com isto fazendo a descoberta do corpo em movimento, alem de descobrir o prazer do jogo e das brincadeiras,e conhecendo direitos e deveres, alem de ter a chance de sair das ruas e serem educadas pelo esporte.
E mesmo que um dia não cheguem a ser Atletas, serão cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, homens responsáveis, que procurarão cumprir as suas obrigações e deveres, graças a esse projeto de iniciação esportiva,por isto buscamos a relevância desta iniciativa.
Três fatores nortearam os trabalhos da associação
1) Esportivo: Buscará o desenvolvimento, motor, físico, e técnico tático, por meio do conhecimento,e da pratica dos fundamentos concernentes a modalidade específica.
2) Formação Humana Abrangera as dimensões Educativas, Valores Humanos, e Exercícios de cidadania.
3) Qualidade de Vida: Através do apoio psico-pedagógico, medico, Odontológico, e Nutricional. Buscará promover um desenvolvimento seguro e saudável.